PRGT Arquitetura & Execução de Obras

Corredores Decorados

Anterior   |   Ver Todos Posts   |   Próximo

Algumas ideias para decorar esse vão tão esquecido.

O corredor não precisa ser estreito, escuro, uma mera área de circulação. Nestes projetos, ele ganha nova função e é transformado em galeria para expor fotos, coleções e boas lembranças.




A arquiteta urbanista Adriana Rolim aproveitou a extensão do corredor que leva aos quartos de sua casa, projetada pelo escritório MMBB, para criar um longo escritório. A área de trabalho e estudo foi composta por vários módulos da Vitra, instalados rente à parede lateral.





O corredor era escuro, e derrubar a parede não era uma opção viável. Para deixá-lo mais claro e interessante, a arquiteta Ana Galli criou furos na parede de alvenaria com acabamento de tubos de PVC. O toque final fica por conta da pintura em tom cinza grafite, que reveste uma das paredes e vai até o teto, ideia do também arquiteto André Araújo, um dos moradores do apê.





Para quebrar a monotonia no trajeto entre o living e os quartos, a arquiteta Bruna Riscali propôs pintar as paredes de azul-turquesa, cor Jóia de Netuno, da Coral, e no chão, usar duas passadeiras listradas, da Clatt, que percorrem toda a extensão do espaço. Desenhos e obras de arte foram emoldurados pela Casa 15 Galeria.





O desenho de mão-francesa invertida desta parede de Drywall, projetada pelo arquiteto Marco Peres, forma uma espécie de prateleira. Com isso, os quadros ficam apoiados na parede, sem necessidade de furos. Repare que ele fez um rasgo de 15 cm de altura junto ao chão para a entrada de luz natural.





Os moradores precisavam de bastante espaço para guardar livros e o corredor recebia pouca iluminação natural. Para resolver os dois problemas de uma vez, o designer de interiores Marcel Steiner demoliu uma das paredes do terceiro quarto e posicionou no local uma estante feita sob medida. O móvel permite a entrada de luz e ainda abriga livros e objetos de decoração.





Entusiasta de arte, o arquiteto Fabio Morozini transformou o corredor de seu apartamento em uma verdadeira galeria. Obras assinadas por Claudio Tozzi, Sandra Cinto e Florian Raiss se misturam a objetos de coleção e ao retrato de Maria Lovo, bisavó de Fabio.





Na proposta da arquiteta Claudia Pecego, as duas paredes foram preenchidas com fotos de família dos moradores deste apartamento. Para manter a unidade visual, elas foram dispostas em quadros com moldura branca. Repare que o tamanho dos quadros é variado, para dar movimento: alguns mostram somente uma foto e outros expõem composições com duas ou mais imagens.





Tubos de PVC pintados em tom de cobre foram enfileirados para servir de guarda-corpo para a escada e deixar o corredor um pouco mais iluminado. Para aquecer a área de circulação, a arquiteta Carolina Rocco revestiu a parede e as portas dos quartos com um painel de freijó ripado, executado pela Noah Marcenaria.





Já que os corredores geralmente são estreitos, a melhor solução é decorá-los com peças que não obstruam o caminho, como o Carrim, criação do estilista Ronaldo Fraga. Leve e estreito, tem rodas fininhas como as dos antigos trens a vapor.





A parede no final do corredor tem placa metálica para ímãs, onde ficam expostos recados e fotos. Projeto da designer de interiores Maristela Gorayeb.





Com base nas exuberantes cores do Marrocos, a pintora Verena Matzen imprimiu uma boa intensidade de tons ao corredor que dá acesso a seu quarto. Ela fez listras verticais alternadas de azul e vermelho bordô. Na porta, um autorretrato.





Uma composição de molduras decora o corredor de entrada da casa da ilustradora Lili Tedde. ?Elas trazem lembranças, porque vieram da minha família. No começo, não sabia o que fazer com tantas, mas percebi que gostava delas vazias mesmo?, conta.





O arquiteto Gustavo Penna projetou a estante no nicho entre as paredes dos quartos. Feita de madeira ipê, tem portas de vidro que correm encaixadas nas prateleiras. Lá ficam guardados livros dos moradores.





Andrea Siensem encontrou uma solução leve: dois gaveteiros para guardar roupa de cama e de banho. Com um roupeiro tradicional, a parede de tijolos aparentes, criada na época da construção por seu cunhado, o arquiteto Jorge Siensem, seria escondida.





O corredor vermelho já chamava a atenção. Mas ganhou uma verdadeira explosão de calor com o armário laranja. Usar cores fortes para esta área de passagem é uma maneira fácil de ter uma decoração marcante. Casa da corretora de imóveis Paola Beer.





Mesmo ampliado na reforma, o corredor ganhou prateleiras estreitas para expor livros, quadros e objetos. ?Meu marido não gosta de espaços claustrofóbicos, mas não queríamos deixar um paredão branco?, conta a arquiteta Juliana Grave.




Anterior   |   Ver Todos Posts   |   Próximo