PRGT Arquitetura & Execução de Obras

Tipos de Pisos

Anterior   |   Ver Todos Posts   |   Próximo

Qual será o mais indicado?

Madeira, mármore, cimento, porcelanato, cerâmico, laminado, vinílico e pvc


Existem vários tipos de pisos para serem usados em casa, desde modelos mais simples e baratos até os mais sofisticados e caros. Cada ambiente pode sugerir um tipo de piso, como área interna ou externa, sala, cozinha ou dormitório, por exemplo. Conhecer as opções e os modelos é o primeiro passo para tomar a decisão certa na hora de comprar. Veja abaixo os tipos de pisos.

Madeira

Além de ser um material nobre e ter temperatura agradável, a madeira não risca com as rodas dos carrinhos, não ganha marcas com sapatos de salto e ainda ilumina o ambiente. Prós: tem toque caloroso e proporciona acústica excelente. Contras: sofre com o sol, que escurece sua tonalidade. Manutenção: pano úmido bem torcido e sabão neutro.

Veja aqui exemplos de pisos de madeira

Porcelanatos

Mármore

Também de visual nobre o mármore é uma ótima opção de revestimento. Prós: revestimento natural, empresta nobreza aos ambientes com seus veios únicos. Contras: poroso, mancha com facilidade. Sua restauração requer obra pesada. Está entre os pisos mais caros. Manutenção: pano umedecido em uma solução de água e detergente neutro ou sabão de coco.

Veja aqui exemplos de pisos de mármore

Cimento

Descolados e despojados, os cimentos e as placas cimentícias caíram no gosto de quem busca um visual moderno. Também o tecnocimento na sua aplicação similar consegue o mesmo efeito similar, apesar de ser mais resistente do que o cimento queimado tradicional. Prós: o tecnocimento deixa o piso sem emendas. Na versão fosca, dispensa a reposição da película protetora. Contras: precisa de mão de obra especializada para instalar. Requer obra pesada para retirar. Manutenção: varrer com vassoura de cerdas macias e usar produtos de limpeza fornecidos pelo fabricante do revestimento.

Veja aqui exemplos de pisos de cimento

Pisos cerâmicos

Os pisos cerâmicos são os mais tradicionais e antigos também. Apesar de mais antigamente ser usado o cimento batido, tacos de madeira e até carpete, foi na verdade o piso cerâmico que mais se usou. Eles podem receber várias classificações, como interno e externo, podem ter cores e tonalidades diversos, estampas, brilhos e sobretudo em diversas dimensões.

Veja aqui exemplos de pisos cerâmicos

Porcelanatos

Os porcelanatos que outrora era usado por poucos por conta do alto preço, acabou se tornando uma das opções mais usadas. Hoje os preços são muito competitivos e a variedade de modelos, tamanhos e cores fazem dele um produto altamente usado.

Normalmente o porcelanato é usado em peças grandes, pode ter brilho, ser polido e é altamente resistente. O fato de a maioria dos modelos ter borda reta é um bom diferencial já que com isso é possível assentar as peças bem próximas umas das outras.

Veja aqui exemplos de porcelanatos

Piso laminado

O piso laminado ou carpete de madeira é outra opção que também está na moda, especialmente em apartamentos ou para revestir pisos de dormitórios, onde ele é geralmente mais usado. As longas peças de madeira são coladas lado a lado, formando um ladrilho uniforme e com muita beleza. Há vários modelos de cores e estilo de madeira.

Veja aqui exemplos de pisos laminados

Piso vinílico – PVC

O PVC é um material realmente muito versátil e seu uso pode ser encontrado em vários locais, inclusive nos pisos. O tipo vinílico tem como vantagem o fato de oferecer bom conforto térmico, ter vários modelos, cores e estampa.

Você pode conhecer mais sobre este tipo de piso, bem como consultar modelos e preços neste link no site da Leroy Merlin.

Pisos para jardim ou área externa

Além dos modelos e tipos acima citados, quando o assunto é a área externa há várias opções de pisos, como pode ser visto na relação abaixo:




Anterior   |   Ver Todos Posts   |   Próximo