PRGT Arquitetura & Execução de Obras

Tipos de Cubas

Ver Todos Posts   |   Próximo

Diferenças entre as Cubas que você não sabia.

As cubas são uma peça chave na decoração dos banheiros. Veja como elas são classificadas.


CUBAS DE EMBUTIR

Modelos mais tradicionais de cuba, são coladas na parte de baixo da bancada, ficando assim totalmente embutidas. Pode existir um gabinete ou um perfil sob a bancada para esconder o fundo da cuba, para não deixá-lo aparente e sem acabamento.

     

CUBAS DE APOIO

Cubas de apoio são aquelas que ficam inteiras sobre a bancada, e são muito procuradas por conferirem mais leveza e estilo aos ambientes. Muitas vezes é dito que este tipo de cuba é mais funcional e mais adequado para pequenos espaços por não ocupar o espaço do armário sob a pia. Porém, quando é utilizada uma cuba de apoio, a bancada tem que ficar mais baixa, fazendo com que a área do armário diminua da mesma forma.

     

CUBAS DE SOBREPOR OU ENCAIXE

Muito confundidas com as cubas de apoio pelo seu nome, as cubas de sobrepor são na verdade aquelas que ficam encaixadas na bancada, porém com uma borda sobressaliente. São diferentes das cubas de embutir por ficarem apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada. São portanto mais robustas e ficam com melhor acabamento, além de ocuparem menos espaço dentro do gabinete.

     

CUBAS DE SEMI-ENCAIXE

As cubas de semi-encaixe ficam com a ponta da frente saltando para fora da bancada, apoiadas somente pela parte de trás. São uma boa opção no caso de bancadas de profundidade muito reduzida, onde não cabe uma cuba inteira.

     

CUBAS DE PAREDE

Cubas de parede são, como diz o nome, presas na parede. Sendo assim, elas dispensam a necessidade de uma bancada sob elas. A bancada pode existir, mas é opcional e não serve para apoiar ou fixar a cuba de nenhuma forma. É uma boa alternativa então quando a bancada é muito delicada, como uma bancada de vidro, ou então para substituir com mais estilo os lavatórios comuns, quando não existem armários.

     

CUBAS ESCULPIDAS

A cuba esculpida é conhecida também por ser moldada, escavada e oculta. Esta é feita do mesmo material da bancada, podendo ser produzida em mármore ou porcelanato, com o objetivo de esconder o ralo de escoamento da água. Por isso, vem com uma placa removível, que é o fundo da cuba, a qual deve ser limpa semanalmente. Apesar do custo mais elevado, esta possui um desenho exclusivo garantindo leveza e elegância ao ambiente.

     




Ver Todos Posts   |   Próximo